terça-feira, 22 de maio de 2012

Origem dos Jogos Olímpicos


Como esse ano os Jogos serão em Londres , vamos saber um pouco mais sobre ele .
>Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C, os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado. 
Atletas das cidades-estados gregas se reunião na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.
No ano de 392 d.C, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Jogos Olímpicos

  Esse ano a Europa esta sediando um evento de importância mundidal  : Os Jogos Olímpicos , que serão em Londres no período de de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012 e vão estar em competição 29 modalidades de 26 desportos diferentes, com a presença de mais 10500 atletas .
   O Estádio Olímpico de Londres é um dos pontos centrais do Parque Olímpico que vai promover a sustentabilidade e ecologia. A preservação do ambiente é um dos temas principais dos Jogos Olímpicos 2012, com a utilização de materiais amigos do ambiente e a plantação de diversas árvores.

Os Mascotes

Em 19 de maio de 2010, o Comitê Olímpico Britânico anunciou os dois mascotes dos Jogos: Wenlock e Mandeville são animações em Cartoon feitas para representar duas gotas de aço.





Mandeville é uma referência ao Stoke Mandeville Hospital, onde nasceu o movimento paraolímpico.


Wenlock é uma homenagem a cidade de Much Wenlock, local onde o Barão de Coubertin assistiu a alguns jogos esportivos e teve a ideia de criar as Olimpíadas da era moderna.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

União Européia



A primeira experiência de integração entre países já sido elaborada um pouco antes do fim da Segunda Guerra. Bélgica, Holanda e Luxemburgo formaram, em 1944, o Benelux, que previa a criação de uma zona de livre-comércio entre seus membros. Entrou em funcionamento em 1948e, dez anos depois,completaria o processo de unificação econômica.
Em 1952, foi criada a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), reunindo os países do Benelux, a Alemanha, a Franca e a Itália estabelecia um mercado comum para produtos a matéria- primas ligado à industria siderúrgica, como carvão, ferro e aço.
 Em 1957, os membros dessa comunidade criaram, pelo Tratado de Roma, a Comunidade Econômica Européia (CEE), também chamada de Mercado Comum Europeu (MCE), que deu origem ao processo de unificação da Europa.
Os objetivos da CEE apontavam para a formação de um bloco que pudesse assegurar aos seus integrantes a livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais e serviços, configurando-se ,assim, um mercado comum pleno. A realização desses objetivos só seria conquistada plenamente em 1993, com a unificação européia, quando as fronteiras nacionais de ser um obstáculo à expansão capitalista e ao aumento das vendas e dos lucros das grandes empresas transnacionais.
Reunidos em dezembro de 1991, na cidade de Maastricht, na Holanda, os países da CEE decidiram eliminar, num curto espaço de tempo, todas as barreiras que impediam uma discinética integração socioeconômica,implantando o mercado único.
O Tratado de Maastricht, que entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1993, substituiu o tratado de Roma e transformou a CEE em UE (União Européia).
 A ambição desse tratado é clara: transformar a Europa unificada em um grande bloco econômico, capaz de competir com os Estados Unidos e com o bloco integrado por esse pais – o Nafta.
Dessa forma, um passo importante foi dado em 1 de Janeiro de 2002, quando entrou em circulação o euro, a moeda única (união monetária), em 12 paises que pertencem a UE.
Após a consulta popular (plebiscito), os demais integrantes do bloco na época, Reino Unido, Dinamarca e Suécia, optaram por não adotar a moeda única.
 No dia 1 de Maio de 2004, a União Européia ganhou dez novos países, sendo oito oriundos do antigo bloco socialista. Dessa forma,o novo mapa da UE colocou fim à tradicional divisão do continente em Ocidental e Oriental.
Em 2007, ingressaram Romênia e Bulgária, quando a UE passou a ser formada por 27 países.
Em meados da primeira década do século XXI, os governos dos países da União Européia passaram a discutir mais intensamente a elaboração de uma constituição.