quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Oriente Medio

Também chamado de oriente próximo.

Localização
 
  • sudoeste da Ásia 
  • compreende 16 estados, além da Palestina que esta em negociação 
  • "ponte de ligação" entre Europa, Ásia África
População 
  • O oriente médio concentra 4,5% da população mundial
  • O pais mais populoso é a turquia e o menos populoso é o Barein 
  • Os povos professam predominantemente , a religião islâmica ou muçulmana 
  • Somente Israel segue outra religião : o judaísmo
  • O árabe é  a língua mais falada . Diferenças : Irã - persa e israel- hebraico 
Aspectos Físicos 
  • Climas árido e semiárido (grande parte )
  • A planície da Mesopotâmia , formada pelos rios Tigre e Eufrates ,destaca-se com altas densidades demográficas
  • No Irã e Afeganistão as altitudes são mais elevadas (aproximadamente com a Cordilheira do Himalaia )   
  • Nas altas montanhas do Irã e porção leste da Turquia e do Afeganistão , as altitudes elevadas e os climas frio e frio de montanha dificultam a fixação humana .
Abundância em petróleo e escassez de água 
  • Petróleo :  As maiores reservas e principais centros de produção estão no Oriente médio . A concentração de 65% das reservas mundiais de petróleo no oriente médio e a exploração associada ás grandes empresas multinacionais do setor transformaram a região em proprietária da principal fonte de riqueza natural natural do último século , mas também em um foco de tenção , de disputa e de intensos conflitos. Apesar da enorme riqueza gerada pela exportação de petróleo e de gás natural, parcela considerável da população não desfruta de boas condições de vida . a riqueza flui para as mãos de uma minoria , que detém o poder politico e econômico. 
  • Água : Devido a baixa pluviosidade  da região , intensa evaporação causada pelas massas de ar quente vindas da África , a região é pobre em água .

CEI - Comunidade dos Estados Independentes



A CEI foi criada assim que chegou ao fim a União Soviética (URSS). Os países que participavam dela haviam criado uma forte relacao de dependencia nas relações políticas, militares e econômicas. O principal objetivo da CEI era estabelecer um sistema econômico e de defesa. Os primeiros integrantes do bloco foram: a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. Posteriormente se integraram ao bloco, os seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, além do Turcomenistão, que atualmente é um membro associado à CEI. A Geórgia desligou-se do grupo em 2009, e os três países bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia) são os únicos países que compunham a União Soviética que nunca fizeram parte da CEI. Desde sua fundação, a CEI tem se caracterizado pelas disputas entre os estados membros e o não cumprimento dos acordos escritos. Segundo os primeiros acordos, as repúblicas tinham o direito de possuir suas próprias forças armadas ou unidades de guarda nacional. As repúblicas adotavam o rublo russo como unidade monetária comum e concordavam em relação aos direitos humanos, na necessidade de preservar as culturas das diferentes etnias minoritárias e a cooperação e coordenação de reformas que ajudassem a estabelecer economias de livre mercado. No entanto, as diferenças étnicas e regionais, contidas durante décadas pela autoridade central, ressurgiram na forma de guerras civis na Geórgia, Moldávia, Tajikistão e na região do norte do Cáucaso da Rússia e como conflito entre a Armênia e o Azerbaijão.

Bandeira da CEI







Ásia Natureza



No Oriente Médio existem dois golfos de intensa navegação comercial: o golfo Pérsico e o golfo de Omã. O limite entre eles é o estreito de Ormuz.

O estreito de Taiwan situado entre a China e Taiwan, tem intensa navegação comercial e constitui uma zona de tensão entre os dois países.

O canal de Suez é um canal artificial com 163 quilômetros que liga o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo.

A cordilheira do Himalaia e o planalto do Tibete são os dois grandes centros dispersores de águas da Ásia. A maioria dos rios asiáticos nasce na parte central.

Muitas áreas densamente povoadas do continente encontram-se nos bales e nas desembocaduras dos maiores rios, por exemplo, Ganges, o Indo, o Yang-Tse-Kiang o Huang-Ho e o Mekong.

O rio Ganges nasce no planalto do Tibete e deságua no mar Arábico.

Dois importantes rio que banam a planície da China são o Yang-Tse-Kiang e Huang-Ho. O rio Huang-Ho atravessa extensa área de solo loess e deságua no mar da China Oriental. O Yang-Tse-Kiang nasce no planalto do Tibete e deságua no mar da China Oriental.

O principal rio é o Mekong, nasce na China, no Tibete , corta a península de norte a sul e deságua no mar da China Meridional.
No fim da década de 1960, os técnicos socialistas da ex-URSS decidiram utilizar as águas dos rios Sirdaria e Amudaria e do mar de Aral para irrigar plantações das áreas secas do Casaquistão e Usubequistão. O lago recuou em mais da metade de sua extensão e perdeu mais de 75 % de suas águas, e hoje deveria ser redesenhado nos mapas.
O a principal característica do clima de monções são as precipitações pluviométricas marcando duas estações, uma seca e outra chuvosa.
O clima equatorial aparece em quase todas as ilhas que compõem a Indonésia, no extremo sudeste do continente.
O clima subtropical pode se encontrar florestas subtropicais , enquanto na península da Coreia do Sul e no Japãp situa-se a floresta temperada.