terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sociedade Oceania

 Com exceção da Austrália e Nova Zelândia , países desenvolvidos , com economia diversicada e elevado nível de vida , a Oceania é fromada por paísessubdesenvolvidos , que apresentam uma economia dependente de atividades primarias.
  Com população de aproximadamente 33,5 milhões de habitantes , a Oceaniaé um continente pouco populoso e pouco povoado(3 hab.\km²).Em parte por causa dos aspectos naturais(como clima),
sua população distribui-se de forma irregular pelo territorio.
Canguro na Austrália


                                                                    Sydney , Austrália



Nova Zelândia


Oceania Natureza

 As fromações do relevo das ilhas apresentam grandes contrastes , pois se constituíram em períodos geológicos diferentes.
 A maior parte do relevo australiano é de origem bem antiga , o que justifica as modestas altitudes , em geral pouco superiores a 350 metros.Há predomínio de planícies e planaltos.
 Na cordilheira Australiana , que se estende paralelamente ao litoral oriental , situam-se as montanhas mais altas do país, cujo ponto culminante é o monte Kosciusko , com 2228 metros de altitude.
 As demais ilhas apresentams formações mais recentes , originadas pelo processo de dobramento da Era Terciária , como a Nova Zelândia e no Havaí , onde existe grande atividade vulcânica.
 A Oceania caracteriza-se pelo predomínio de climas quentes , tropical  e equatorial , com temperaturas elevadas.
Monte Kosciusko
                                     

Oceania

  O continente apresenta uma área total de aproximadamente 9 milhões de quilômetros quadrados , que corresponde a 6% das terras emersas do globo.Segundo a origem étnica de seus habitantes ou a dimensão de suas ilhas e arquipélagos , a Oceania pode ser dividida em :

  Melanésia ("ilha dos negros" , em referência a como eram chamdos os habitantes nativos):
compreende os arquipélagos de Bismarck,Salomão,Santa Cruz,Nova Hébrida,Nova Caledônia e Fiji.

  Micronésia("ilhas pequenas"):
constituida pelos arquepélagos de Marianas,Marshall,Carolinas,Palau,Gilbert e Ellice, situados entre a Melanésia e Hawaii.

  Polinésia("muitas ilhas"):
agrupa o maior numero de ilhas e arquepélagos , entre os quais Havai ,Taiti , Samoa , Tonga , Marquesa
Cook , Fênix , Esporadas e Ilha de Páscoa.

  As Quatro Ilhas Maiores:
Austrália , Nova Zelândia , Tasmânia e Nova Guiné , que se dividem em Papua-Nova Guiné e Irian Ocidental.

domingo, 18 de novembro de 2012

China

China - Território 

A China tem uma área marítima de 4.730.000 km², onde se espalham 6.536 ilhas. A costa continental é banhada pelo Oceano Pacífico. A capital da China é Beijing (Pequim) , situada no nordeste do país. Esta cidade é ao mesmo tempo um monumento da velha China Imperial e uma conurbação industrial.

China - Economia

economia chinesa  experimentou, a partir da década de 70, depois de passar séculos dependendo quase inteiramente de seu setor agrícola e de experimentar as mudanças (trazidas pela revolução comunista de Mao Tse Tung), um grande crescimento econômico, o país se abriu ao investimentos estrangeiros, após a chegada ao poder de Deng Xiaoping em 1979. As autoridades chinesas propuseram quintuplicar o PIB até o ano 2000 (fato alcançado em 1995), mediante uma abertura econômica e com a introdução da chamada Economia Social de Mercado. A agricultura e a silvicultura contribuem com 1/4 para o Produto Interno Bruto (PIB)

China - Indústrias

Inicialmente o Estado chinês seguiu o modelo soviético, passou a planificar e economia e, em 1957, Mao Tse-tung lançou um ambicioso plano, conhecido como O Grande Salto à Frente, que se estenderia até 1961.
 A Industrialização chinesa padeceu dos mesmos males do modelo soviético: Baixa produtividade e qualidade, concentração de capitais no setor armamentista, burocratização e outros; fazendo com que os opositores de Mao Tse-tung dentro do Partido Comunista, liderados por Deng Xiaoping, se fortalecessem. O Grande Salto à Frente mostrou-se um grande fracasso, desarticulando totalmente a economia industrial e agrícola do país.

China - Cultura


Na cultura chinesa os valores tradicionais são derivados da versão ortodoxa do confucionismo, que era ensinado nas escolas e fazia até parte dosexames da administração pública imperial. Os líderes que dirigiram os esforços para mudar a sociedade chinesa depois do estabelecimento da República Popular da China em 1949 foram promovidos na antiga sociedade, que se viu marcada por estes valores. Revolucionários conscientes, não tiveram intenção de transformar a cultura chinesa completamente. Como administradores práticos, os líderes do partido comunista chinês buscaram mudar alguns aspectos tradicionais, como a posse da terra e a educação rural, enquanto conservavam outros, como a estrutura familiar. As mudanças n
a sociedade chinesa foram menores e menos consistentes do que as reivindicações dos porta-vozes oficiais.

A partir das imagens podemos ver como é a cultura chinesa:


 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tigres Asiáticos


O termo "tigres asiáticos" é usado para designar quatro países e territórios da Ásia: Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong.

Estes países e territórios apresentam em comum o fato de terem obtido um rápido crescimento econômico e desenvolvimento industrial e tecnológico entre as décadas de 1970 e 1990, usando uma política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação, incentivos às exportações, abertura para a entrada de capital estrangeiro, forte participação na economia de mercado, inserção na globalização e grande oferta de mão-de-obra barata e disciplinada.
Com a estratégia adotada, conseguiram desenvolver produtos com tecnologia agregada e preços competitivos. Portanto, a economia destes países direcionou-se, principalmente, para o mercado externo. São países que apresentam altos volumes de exportação.
Além do desenvolvimento econômico, atualmente, são considerados países que apresentam ótimos índices educacionais e sociais. 

                   

Cultura Japonesa

Observando as imagens a seguir podemos conhecer um pouco mais sobre a cultura diferenciada do Japão


Ficheiro:Adachi Museum of Art01st3200.jpg
Jardim do Museu de Arte Adachi

Ficheiro:Fujinraijin-tawaraya.jpg
Deuses japoneses Fujin e Raijin


Mulher vestida de Gueixa


Culinária Japonesa: presença de alimentos crus





Japão – Histórico


Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão, que apoiava os países do eixo, encontrou-se devastado e a partir daí se recuperou rapidamente e vem cada vez mais crescendo no espaço mundial. Alguns fatores que possibilitaram essa reconstrução foram a vigilância feita pelos EUA (bases fixas), a ajuda financeira oferecida pelo Plano Marshall e a criação de indústrias familiares.
O país não apresenta muitos recursos naturais, e por isso o número de importações desses artigos é alto. A saída então foi desenvolver tecnologias (levando à Terceira Revolução Industrial, que gerou muito capital).
O espaço econômico se caracteriza por:

  • agricultura 16% (intensiva - de alta produção)
  • pesca natural (influenciada pelas correntes marítimas, com presença de navios fábricas)
  • indústrias

Seguindo essa mesma linha de raciocínio foram criadas alguns termos...
Zaibatsus: grandes aglomerados industriais familiares
Just in time: produção por encomenda (sem estoques = menos prejuízo/mais lucro)

Japão - Território


O arquipélago japonês que forma o Japão é composto pot muitas centenas de ilhas, sendo as quatro principais Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido; o resto do arquipélago é formado por mais de três mil ilhas localizadas entre o mar de Okhotsk a noite, o Oceano Pacífico a leste e a sul e o Mar da China Oriental e o mar do Japão a oeste.




                                      Japan in the world

                                         Japan's main islands

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Oriente Medio

Também chamado de oriente próximo.

Localização
 
  • sudoeste da Ásia 
  • compreende 16 estados, além da Palestina que esta em negociação 
  • "ponte de ligação" entre Europa, Ásia África
População 
  • O oriente médio concentra 4,5% da população mundial
  • O pais mais populoso é a turquia e o menos populoso é o Barein 
  • Os povos professam predominantemente , a religião islâmica ou muçulmana 
  • Somente Israel segue outra religião : o judaísmo
  • O árabe é  a língua mais falada . Diferenças : Irã - persa e israel- hebraico 
Aspectos Físicos 
  • Climas árido e semiárido (grande parte )
  • A planície da Mesopotâmia , formada pelos rios Tigre e Eufrates ,destaca-se com altas densidades demográficas
  • No Irã e Afeganistão as altitudes são mais elevadas (aproximadamente com a Cordilheira do Himalaia )   
  • Nas altas montanhas do Irã e porção leste da Turquia e do Afeganistão , as altitudes elevadas e os climas frio e frio de montanha dificultam a fixação humana .
Abundância em petróleo e escassez de água 
  • Petróleo :  As maiores reservas e principais centros de produção estão no Oriente médio . A concentração de 65% das reservas mundiais de petróleo no oriente médio e a exploração associada ás grandes empresas multinacionais do setor transformaram a região em proprietária da principal fonte de riqueza natural natural do último século , mas também em um foco de tenção , de disputa e de intensos conflitos. Apesar da enorme riqueza gerada pela exportação de petróleo e de gás natural, parcela considerável da população não desfruta de boas condições de vida . a riqueza flui para as mãos de uma minoria , que detém o poder politico e econômico. 
  • Água : Devido a baixa pluviosidade  da região , intensa evaporação causada pelas massas de ar quente vindas da África , a região é pobre em água .

CEI - Comunidade dos Estados Independentes



A CEI foi criada assim que chegou ao fim a União Soviética (URSS). Os países que participavam dela haviam criado uma forte relacao de dependencia nas relações políticas, militares e econômicas. O principal objetivo da CEI era estabelecer um sistema econômico e de defesa. Os primeiros integrantes do bloco foram: a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. Posteriormente se integraram ao bloco, os seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, além do Turcomenistão, que atualmente é um membro associado à CEI. A Geórgia desligou-se do grupo em 2009, e os três países bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia) são os únicos países que compunham a União Soviética que nunca fizeram parte da CEI. Desde sua fundação, a CEI tem se caracterizado pelas disputas entre os estados membros e o não cumprimento dos acordos escritos. Segundo os primeiros acordos, as repúblicas tinham o direito de possuir suas próprias forças armadas ou unidades de guarda nacional. As repúblicas adotavam o rublo russo como unidade monetária comum e concordavam em relação aos direitos humanos, na necessidade de preservar as culturas das diferentes etnias minoritárias e a cooperação e coordenação de reformas que ajudassem a estabelecer economias de livre mercado. No entanto, as diferenças étnicas e regionais, contidas durante décadas pela autoridade central, ressurgiram na forma de guerras civis na Geórgia, Moldávia, Tajikistão e na região do norte do Cáucaso da Rússia e como conflito entre a Armênia e o Azerbaijão.

Bandeira da CEI







Ásia Natureza



No Oriente Médio existem dois golfos de intensa navegação comercial: o golfo Pérsico e o golfo de Omã. O limite entre eles é o estreito de Ormuz.

O estreito de Taiwan situado entre a China e Taiwan, tem intensa navegação comercial e constitui uma zona de tensão entre os dois países.

O canal de Suez é um canal artificial com 163 quilômetros que liga o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo.

A cordilheira do Himalaia e o planalto do Tibete são os dois grandes centros dispersores de águas da Ásia. A maioria dos rios asiáticos nasce na parte central.

Muitas áreas densamente povoadas do continente encontram-se nos bales e nas desembocaduras dos maiores rios, por exemplo, Ganges, o Indo, o Yang-Tse-Kiang o Huang-Ho e o Mekong.

O rio Ganges nasce no planalto do Tibete e deságua no mar Arábico.

Dois importantes rio que banam a planície da China são o Yang-Tse-Kiang e Huang-Ho. O rio Huang-Ho atravessa extensa área de solo loess e deságua no mar da China Oriental. O Yang-Tse-Kiang nasce no planalto do Tibete e deságua no mar da China Oriental.

O principal rio é o Mekong, nasce na China, no Tibete , corta a península de norte a sul e deságua no mar da China Meridional.
No fim da década de 1960, os técnicos socialistas da ex-URSS decidiram utilizar as águas dos rios Sirdaria e Amudaria e do mar de Aral para irrigar plantações das áreas secas do Casaquistão e Usubequistão. O lago recuou em mais da metade de sua extensão e perdeu mais de 75 % de suas águas, e hoje deveria ser redesenhado nos mapas.
O a principal característica do clima de monções são as precipitações pluviométricas marcando duas estações, uma seca e outra chuvosa.
O clima equatorial aparece em quase todas as ilhas que compõem a Indonésia, no extremo sudeste do continente.
O clima subtropical pode se encontrar florestas subtropicais , enquanto na península da Coreia do Sul e no Japãp situa-se a floresta temperada.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Origem dos Jogos Olímpicos


Como esse ano os Jogos serão em Londres , vamos saber um pouco mais sobre ele .
>Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C, os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado. 
Atletas das cidades-estados gregas se reunião na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.
No ano de 392 d.C, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Jogos Olímpicos

  Esse ano a Europa esta sediando um evento de importância mundidal  : Os Jogos Olímpicos , que serão em Londres no período de de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012 e vão estar em competição 29 modalidades de 26 desportos diferentes, com a presença de mais 10500 atletas .
   O Estádio Olímpico de Londres é um dos pontos centrais do Parque Olímpico que vai promover a sustentabilidade e ecologia. A preservação do ambiente é um dos temas principais dos Jogos Olímpicos 2012, com a utilização de materiais amigos do ambiente e a plantação de diversas árvores.

Os Mascotes

Em 19 de maio de 2010, o Comitê Olímpico Britânico anunciou os dois mascotes dos Jogos: Wenlock e Mandeville são animações em Cartoon feitas para representar duas gotas de aço.





Mandeville é uma referência ao Stoke Mandeville Hospital, onde nasceu o movimento paraolímpico.


Wenlock é uma homenagem a cidade de Much Wenlock, local onde o Barão de Coubertin assistiu a alguns jogos esportivos e teve a ideia de criar as Olimpíadas da era moderna.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

União Européia



A primeira experiência de integração entre países já sido elaborada um pouco antes do fim da Segunda Guerra. Bélgica, Holanda e Luxemburgo formaram, em 1944, o Benelux, que previa a criação de uma zona de livre-comércio entre seus membros. Entrou em funcionamento em 1948e, dez anos depois,completaria o processo de unificação econômica.
Em 1952, foi criada a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), reunindo os países do Benelux, a Alemanha, a Franca e a Itália estabelecia um mercado comum para produtos a matéria- primas ligado à industria siderúrgica, como carvão, ferro e aço.
 Em 1957, os membros dessa comunidade criaram, pelo Tratado de Roma, a Comunidade Econômica Européia (CEE), também chamada de Mercado Comum Europeu (MCE), que deu origem ao processo de unificação da Europa.
Os objetivos da CEE apontavam para a formação de um bloco que pudesse assegurar aos seus integrantes a livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais e serviços, configurando-se ,assim, um mercado comum pleno. A realização desses objetivos só seria conquistada plenamente em 1993, com a unificação européia, quando as fronteiras nacionais de ser um obstáculo à expansão capitalista e ao aumento das vendas e dos lucros das grandes empresas transnacionais.
Reunidos em dezembro de 1991, na cidade de Maastricht, na Holanda, os países da CEE decidiram eliminar, num curto espaço de tempo, todas as barreiras que impediam uma discinética integração socioeconômica,implantando o mercado único.
O Tratado de Maastricht, que entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1993, substituiu o tratado de Roma e transformou a CEE em UE (União Européia).
 A ambição desse tratado é clara: transformar a Europa unificada em um grande bloco econômico, capaz de competir com os Estados Unidos e com o bloco integrado por esse pais – o Nafta.
Dessa forma, um passo importante foi dado em 1 de Janeiro de 2002, quando entrou em circulação o euro, a moeda única (união monetária), em 12 paises que pertencem a UE.
Após a consulta popular (plebiscito), os demais integrantes do bloco na época, Reino Unido, Dinamarca e Suécia, optaram por não adotar a moeda única.
 No dia 1 de Maio de 2004, a União Européia ganhou dez novos países, sendo oito oriundos do antigo bloco socialista. Dessa forma,o novo mapa da UE colocou fim à tradicional divisão do continente em Ocidental e Oriental.
Em 2007, ingressaram Romênia e Bulgária, quando a UE passou a ser formada por 27 países.
Em meados da primeira década do século XXI, os governos dos países da União Européia passaram a discutir mais intensamente a elaboração de uma constituição.

sábado, 28 de abril de 2012

Curiosidade

Não é novidade que os moradores europeus amam seu continente e fazem um verdadeiro culto a tudo que é de lá. Nessa imagem, podemos ver mais um exemplo disso:  um móbile com os principais símbolos da Europa. São miniaturas da Torre Eiffel, dos moinhos holandeses, das colunas gregas, da roda gigante mais famosa da Inglaterra, a London Eye, entre outros monumentos. Assim, desde bem pequenininhos, os bebês já aprendem sobre o tão importante lugar onde moram.



terça-feira, 17 de abril de 2012

Principais cidades européias e algumas curiosidades sobre elas

Veneza, na Itália é uma das cidades mais visitadas da Europa, tendo como principais atrativos turísticos: praticamente não tem superfície terrestre, e suas ruas são constituídas basicamente de água, o que para muitas pessoas, exprime romantismo. Sua arquitetura é bastante preservada, o que deixa os visitantes com a impressão que voltaram no tempo. Os recém -casados procuram muito essa cidade para passar a lua de mel, tendo como um dos principais objetivos, fazer um passeio de gôndola pelas ruas da fascinante cidade.





Roma, também na Itália, considerada um dos principais berços culturais da humanidade, tendo sido na antiguidade: monarquia, república e império, deixando um legado riquíssimo, que engloba; política, artes, ciências, arquitetura... etc. Hoje a cidade oferece um amplo cardápio de opções para os visitantes como, exposições artísticas e teatrais; culinária de alto nível; hotéis cheios de glamour e praticidade, além de comportar em seu território as ruínas de uma das mais belas construções realizadas pelo homem: o coliseu, palco de inúmeras batalhas entre gladiadores.





Paris, na França, também chamada por muitos de cidade luz. Assim como veneza, está no roteiro de muitos recém-casados, por conter uma certa áurea de romantismo, devido ao clima agradável, a arquitetura conservada, tendo como um dos principais atrativos turísticos a Torre Eiffel, assim como o Arco do Triunfo, construído durante a Ditadura Napoleônica. Paris é reconhecida mundialmente como uma das cidades pioneiras na fabricação de uma bebida bastante apreciada pelos enamorados: a champanha. 





Amsterdã, localizada na Holanda, é uma das cidades mais excêntricas do mundo, pelo fato de legalizar atividades, que até então em outros países, são consideradas ilícitas como: a prostituição (controlada de perto pelas autoridades locais), o consumo da maconha ( ossui até bares que visam somente essa atividade). Em meio a esta peculiaridades, também possui uma bela arquitetura, e é uma grande produtora de flores (principalmente tulipas). Uma das cidades mais escolhidas por alunos brasileiros de alto e médio poder aquisítivo, para o ingresso em universidades.


Atenas, na Grécia, simplesmente por ser o principal berço da civilização contemporânea, e possui ruínas de templos e santuários construídos a milhares de anos atrás, dedicados a adoração a Deuses e Reis da antiguidade.



domingo, 15 de abril de 2012

Ciganos

Na Europa vive aproximadamente 8 milhões de ciganos, que tem como característica principal e importante o nomadismo e suas taxas de natalidade são bastantes altas. Com isso, eles são importantes, já que essas taxas estão cada vez menores e tendem sempre a diminuir.

Imigração

 O crescimento econômico e o alto padrão de vida alcançado por quase toda Europa tornou esse continente atraente à imigrantes, e o fato de o crescimento demográfico da população imigrante ser superior ao da população europeia geraram uma diversidade étnica e cultural e diante dessa diversidade, têm crescido os movimentos xenofóbicos.

Sociedade

 As taxas de crescimento demográfico europeu estão próximas de zero. A pirâmide etária da Europa tem base menos larga, fato este que indica baixa natalidade, típico de países desenvolvidos. O alto custo de vida, a entrada da mulher no mercado de trabalho, a divulgação e o uso de métodos anticoncepcionais podem ser alguns dos fatores para explicar esse baixo crescimento demográfico.
E em consequência disso tudo, a Europa apresenta alta expectativa de vida, o que significa que cada vez mais aumenta o número de idosos.

Europa - território

 Países do continente europeu:


Clima e Vegetação

O clima europeu caracteriza-se por ser predominantemente temperado, tendo também em algumas partes, o clima frio Ártico e Mediterrâneo. É influenciado por vários fatores: latitude, relevo, maritimidade, Corrente do Golfo e ventos dominantes.

Climas e suas respectivas vegetações:

                                        Clima Temperado: floresta temperada, landra, turfeira e estepe .
                                                                         (Turfeira)
                                       
                                         Clima frio Ártico: tundra
                                                                      (Tundra)

                                         Clima Mediterrâneo: maqui, garrigue .
                                                       (Vegetação Mediterrânea)


Hidrografia

(Rio Danúbio)

   O Rio Volga é o mais extenso rio europeu (3.688 km). Nasce no Planalto de Valdai, atravessa a planície russa e desemboca no Már Cáspio.
   O Rio Reno é o mais importante rio europeu, devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados através dele. Nasce nos Alpes (suiços), atravessa o Lago Constança, passa por um pequeno trecho da França, liga a grande região industrial da Alemanha e desemboca no Mar do Norte (na Holanda), junto à sua desembocadura encontra-se o Porto de Rotterdã, o maior da Europa.
   O Rio Danúbio é o "internacional" da Europa, pois atravessa vários países: Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Iugoslávia, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena, Budapeste e Belgrado. Sua foz faz a fronteira entre a Romênia e a Ucrânia.

Poldêrs



Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão de fato abaixo do nível do mar. O ponto mais baixo, Nieuwerkerk aan den IJssel, perto de Roterdão, localiza-se a um nível de 6,76 m abaixo do nível do mar. O ponto mais alto, Vaalserberg, na fronteira sudeste, localiza-se a uma altitude de 321 m. Muitas áreas baixas estão protegidas por diques e barragens. Partes dos Países Baixos, inclusive quase toda a moderna província da Flevolândia, foram conquistadas ao mar - estas áreas são conhecidas como pôlderes.Os pôlderes são áreas de terra a uma altitude próxima ou inferior ao nível do mar, e que foram ganhas ao mar, do qual estão protegidas por diques ou são, mais longe do litoral, campos drenados por meio de canais.

Relevo

 O relevo da Europa é formado por planaltos (maciços antigos), cadeias de montanhas, planície e depressões .
 As cadeias montanhosas são de formação mai recente e de altitudes elevadas.

                                                   ( Alpes - cadeia montanhosa europeia )

       As planícies se estendem do Mar Norte aos Montes Urais.

Penínsulas


Penínsulas são porções de terra quase toda circundadas por água, mas, que ainda está ligada ao continente por uma faixa estreita de terra chamada “istmo”.Além dos mares, temos as penínsulas europeias. São as principais : Escandinava, Jutlândia, Ibérica, Itálica , Balcânica.

Mares

(Mar Mediterrâneo)

Por causa de seu extenso litoral bastante recortado, a Europa possuí vários mares, tendo como os principais : Mediterrâneo, Negro, Adriático, do Norte, Báltico, da Noruega, Egeu e Cáspio.

Europa - Natureza

     Diferente dos outros continentes, as terras da Europa não estão distribuídas de forma compacta. Seu extenso litora , bastante recortado contém um grande número de mares, golfos, penínsulas e outros acidentes geográficos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Alguns pontos turísticos da Europa





                                                          Torre Eiffel (Paris - França)


Big Been (Paris - França)


Coliseu (Roma- Itália)


                                                               Torre de Pisa ( Pisa - Itália)


                                                           Museu do Louvre (Paris - França)